Os exercícios do Qi Gong desenvolvem a força física, aumentam a resistência física e imunológica, melhoram as funções fisiológicas e a memória, além de retardarem o envelhecimento.
Com o treinamento regular, a pessoa atua ativamente no seu processo de cura, desenvolvendo coordenação, força, flexibilidade, aprofundamento do sono e melhora do padrão respiratório e da concentração.
Por seu caráter meditativo, o Qi Gong coordena a mente e o corpo, expandindo as reservas de energia do organismo. A execução lenta e suave promove uma desaceleração da frequência cerebral, diminuindo o gasto energético do corpo.
Sua prática se adapta às necessidades particulares de cada indivíduo, podendo beneficiar também pessoas enfermas e fisicamente fracas. O instrutor de Qi Gong bem preparado sabe conduzir os exercícios conforme a condição de cada um, dando os comandos necessários para sua boa execução.
As séries básicas são de fácil aprendizado e devem ser executadas de forma suave e lenta. Elas favorecem gradativamente as atividades de vida diária, trazendo maior qualidade de vida.