Séries básicas do Qi Gong e suas características

Os exercícios terapêuticos de Qi Gong fazem parte da medicina tradicional chinesa. É composto por várias séries básicas, todas são fáceis de serem executadas e de fácil aprendizado. É uma prática ideal para quem não consegue meditar parado e tem dificuldade em fazer exercícios físicos. 

As séries favorecem gradativamente as atividades da vida diária, trazendo uma maior qualidade de vida. Sua prática regular fortalece o corpo e acalma a mente. Conheça algumas séries e suas características: 

 

  1. Postura da Árvore ou Qi Gong da Árvore – Zhan Zhuang

É um sistema completo para o cultivo do Qi, sendo a arte do Zhan Zhuang Qi Gong uma prática terapêutica em que a arte marcial e consciência corporal se reúnem. A capacidade de adaptação e a imunidade são fortalecidas.

O treino consiste em conservar a quietude em várias posturas, primeiro durante períodos breves e com o passar do tempo durante períodos mais longos. Embora este método possa parecer simples demais para ser útil, é uma forma peculiar e fascinante de treino.

“É a arte de recarregar nossas baterias”

2. Lian Gong em 18 terapias

O Lian Gong é composto por 3 séries de 18 exercícios cada . Eles abrangem todas as partes do corpo e são realizados com padrões precisos que respeitam as estruturas anatômicas. É um método que contém rica  variedade de movimentos organizados e estruturados, acompanhados por uma música especialmente composta para ele, o que torna sua execução mais prazerosa e ritmada.

Os exercícios são de fácil aprendizagem, tratando e prevenindo sintomas de dor, desconforto e alterações musculoesqueléticas. Eles vão ao encontro das necessidades dos pacientes, tendo resultado  eficaz através da sua prática regular e do aperfeiçoamento gradativo de sua execução.

  1. Yi Jing Jin

O grande objetivo desse exercício é o desenvolvimento dos músculos, nervos e ossos, assim como um aumento da energia vital. Supõe-se que tenha origem nos movimentos dos camponeses durante o trabalho.

  1. Tai Ji Qi Gong 18 passos

Baseia-se nos movimentos suaves do Tai Ji Quan e do Qi Gong Tai Ji tradicional. Este exercício possui uma série de indicações e benefícios, tais como:  recuperar a circulação do Qi, aumentar a energia vital e consequentemente melhorar a resistência aos fatores patogênicos externos, combater o estresse emocional, melhorar e equilibrar as funções do sistema nervoso simpático e parassimpático.

  1. Ba Duan Jin

As Oito Peças do Brocado de Seda, foi criado por Marechal Yue Fei para melhorar a saúde de seus soldados. Tem como objetivo principal desbloquear todos os meridianos do corpo, permitindo o livre fluxo do Qi nos canais, melhorando a saúde e fortalecendo os órgãos.