Cátia Raposo

Sobre a profissional

O interesse pela Medicina Tradicional Chinesa (MTC) começou cedo, como descrevo no texto “Um pouco sobre minha história”. Iniciei minha carreira em 1994, atendendo pacientes neurológicos com acupuntura em domicílio. Minha experiência clínica teve início ainda como estagiária de um grande hospital público de 1991 a 1997.

Levei a acupuntura para a Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR) em 1995, a partir da bagagem adquirida anteriormente e do desejo de viver a experiência de troca entre as ciências ocidental moderna e oriental milenar.

Comecei a dar aulas de anatomia ainda recém-formada no Instituto de Acupuntura do Rio de Janeiro (IARJ), mas logo me vi engajada nos projetos dos cursos da Academia Brasileira de Arte e Ciência Oriental (ABACO), onde coordenei os cursos de 1998 a 2011. Grande escola de acupuntura do país, ela me proporcionou lecionar nas principais capitais por quase 20 anos.  

Uma das minhas atribuições era implementar campos de estágio para os alunos em unidades de saúde pública e particular, o que fazia com a paixão de uma jovem idealista.

Um exemplo foi o setor de acupuntura do Instituto Oscar Clark, maior centro de reabilitação da rede pública do município do Rio na época. Bons tempos!

Após minha saída da coordenação da ABACO, tive mais tempo para novos projetos. Dediquei-me ao Qi Gong, à clínica, à língua chinesa e ao estudo do    I Ching: desejos antigos que a vida me impedia, pelas demandas daquele cargo. Publiquei junto com Paulo Lima um livro sobre diagnóstico: “Zang Fu – Revelando a Cara da Síndrome” (Porto Alegre: Ed Zen, 2018).

Aprofundei meus conhecimentos em Cuba, onde estudei analgesia cirúrgica e terapia neural em 2002, e na China, em 2012. Foram verdadeiras experiências de expansão de consciência, as quais me fizeram ver que fazemos um bom trabalho aqui no Brasil, apesar da falta de vontade e incentivo das políticas em saúde.

Trabalho atualmente em consultório; cursos on-line e presenciais no Humaitá e Jardim Botânico (Rio de Janeiro); leciono nas áreas da acupuntura e do Qi Gong como professora convidada; e tenho uma especial dedicação ao diagnóstico da MTC, a qual considero um legado revolucionário na área da saúde.

Cátia Raposo CREFITO 2 19156-F
Fisioterapeuta formada pelo IBMR e especialista em Acupuntura pelo IARJ
Instrutora de Qi Gong pelo IBRAPEQ

Artigos Recentes

CÁTIA M. C. RAPOSO
Acupunturista (IARJ) e Fisioterapeuta (IBMR)
Crefito: 2.19156

contato@catiaraposo.com.br |  (21) 99852-0848

Rua Getúlio das Neves, 19 –
Jardim Botânico,
Rio de Janeiro – RJ
22461-210

CÁTIA M. C. RAPOSO
Acupunturista (IARJ) e Fisioterapeuta (IBMR)
Crefito: 2.19156

contato@catiaraposo.com.br 
(21) 99852-0848

Rua Getúlio das Neves, 19 –
Jardim Botânico, RJ
22461-210