Um livro que chegou para te ajudar no diagnóstico
O exercício da síntese – estabelecendo prioridades no diagnóstico
A Medicina Tradicional Chinesa (MTC), que tem na acupuntura seu recurso mais difundido, vem atendendo demandas assistenciais da saúde, obtendo aprovação e provando sua eficácia ao longo do tempo. Devemos compreender seu valor, não apenas como um recurso de analgesia, mas como uma terapêutica profunda e abrangente, parte de um sistema médico milenar, a qual muito tem a oferecer em tempos difíceis como os que atravessamos neste momento.
Bem estruturada dentro de suas bases filosóficas e de uma lógica própria, a Medicina Tradicional Chinesa possui, em sua visão diagnóstica, um de seus maiores legados.
O diagnóstico médico chinês, de caráter essencialmente sindrômico, valoriza o conjunto de manifestações clínicas que caracteriza um certo padrão de desequilíbrio. Essa análise pode ser geral, como no livro “Oito Princípios”, o qual classifica a natureza, profundidade e intensidade dos aspectos Yin e Yang.
Nosso livro traz, de uma forma clara, didática e ilustrada, o que representa um segmento mais profundo, específico, rico e fascinante: o “Diagnóstico pelos Zang Fu”.
Acreditamos que só é possível eleger uma combinação de pontos eficiente a partir da compreensão diagnóstica precisa. Afinal, como tratar a deficiência do Yin do Coração, sem antes reconhecê-la?
Somente quando identificamos com clareza a presença de um desequilíbrio conseguimos fazer a melhor escolha de pontos, permitindo uma intervenção mais precisa, a qual resulta no fortalecimento do corpo por meios naturais que estimulam a recuperação dos mecanismos de adaptação fisiológica, trazendo reflexos positivos em diversos aspectos da saúde.
Compreender o que está acontecendo é fundamental para saber o que deve ser feito!
Esperamos que este manual seja parte da prática dos estudantes e profissionais da MTC e, por que não, da vida daqueles que de alguma forma já passaram por alguma experiência transformadora e acreditam que esta abordagem possa ajudar nos desafios e exigências da vida moderna, através da sabedoria e da experiência acumuladas ao longo de milhares de anos.